PLANILHA PARA GERAR LINHA DE BALANÇO



Version
Download1195
Stock
Total Files1
Size607.08 KB
Create Date18 de janeiro de 2019
Last Updated5 de maio de 2018

Para um bom planejamento é necessário é recomendável o uso de linha de balanço.

A planilha acima permite ao usuário gerar linha de balanç em Excel. Disponibilizamos tutorial de uso no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=3Jo_voqnGZU&lc=z121gtpjknmdcdgva235ebeiummphh5aa04

Fonte: https://leanconstruction.wordpress.com/2008/09/04/linha-de-balanco-o-que-e/

Conheça também nossa planilha gratuita de orçamento de obra

O que é linha de balanço?

No planejamento de longo prazo, o horizonte dos planos abrange todo o período de construção e tem como objetivo a definição dos ritmos das atividades, que constituem as grandes etapas construtivas do empreendimento como, por exemplo, a estrutura, a alvenaria e as instalações hidrossanitárias (MENDES JR e HEINECK, 1998). Em função do fluxo de recursos financeiros, desenvolvidos no estudo de viabilidade e da estimativa de custo, são dadas instruções para a coordenação destas atividades (TOMMELEIN e BALLARD, 1997).

Outra importante decisão, relacionada a esse nível de planejamento, trata da definição da estratégia de ataque à obra. Através deste estudo é estabelecido o seqüenciamento das atividades, eliminando-se possíveis interferências entre equipes propiciando a melhoria dos fluxos de materiais e mão-de-obra dentro do canteiro.

A elaboração dos planos é realizada a partir do uso de técnicas de programação, como a Linha de Balanço, no qual são especificadas informações a respeito do início e fim das atividades, bem como a duração máxima necessária para a execução do empreendimento (TOMMELEIN e BALLARD, 1997; MENDES JR. E HEINECK, 1998).

A técnica da Linha de Balanço (Line of Balance – LOB) para programação de tarefas foi criada pela Goodyear nos anos 40. Suas primeiras aplicações foram na indústria de manufaturados para programar o fluxo de produção. O Método da LOB é um dos métodos mais conhecidos entre os pesquisadores para a programação de projetos lineares.

Seu uso na construção civil se difundiu mais na Europa em obras com serviços bastante repetitivos, como estradas e pontes. Recentemente vários pesquisadores vêm procurando diversas formas de difundir o uso da Linha de Balanço nos EUA e outros países, em conjuntos habitacionais e edifícios altos, estudando os seus conceitos juntamente com outras técnicas matemáticas ou computacionais, como simulação, e sistemas baseado no conhecimento.

 


File
Linha de balanço.xlsm

Faça login para ter acesso ao material